Sinalização ferroviária é implantada em Brumado

Semáforo Brumado posA Ecotrilhos entrega a VLI, empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a sinalização ferroviária da passagem de nível localizada na Avenida Coronel Santos, no centro de Brumado. As melhorias englobam a instalação de um semáforo ferroviário com mecanismos que emitem sinais sonoros e luminosos quando o trem se aproxima. Os equipamentos já estão em funcionamento com intuito de reforçar as medidas adotadas no local para promover a travessia segura sobre os trilhos.

A nova sinalização busca alertar os condutores de veículos e pedestres, avisando-os sobre a passagem do trem. A instalação dos equipamentos reforça o compromisso da VLI em garantir a segurança de suas operações, como foco principal na redução do risco de acidentes nos cruzamentos em nível da ferrovia com ruas e avenidas.

O cruzamento já possuía placas de sinalização como a Cruz de Santo André, além de outras placas que alertam motoristas sobre a circulação dos trens. O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que as composições férreas têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor os trilhos comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).

Ao longo do ano, a VLI promove campanhas de segurança com o intuito de ressaltar recomendações para a garantia de uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia. Confira algumas dicas repassadas:

– Respeite a sinalização do trem e não seja imprudente;

– Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal que o trem vai passar;

– Preste atenção no cruzamento da ferrovia com a rua: pare, olhe, escute;

– Não atravesse no meio do vagão e nem ande próximo aos trilhos;

– Não caminhe pelos trilhos do trem;

– Não brinque na linha férrea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *